Meu príncipe está completando 4 meses,chegou a hora da segunda dose das vacinas: Tetravalente(DTP Hib,contra difteria,tétano,coqueluche e infecções provacadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b),pólio(VOP),rotavírus(VORH) e peneumocócica 10-valente.
Entenda melhor:
A vacina contra a poliomielite ou paralisia infantil (VOP, em gotinhas) e da vacina contra o rotavírus (VORH, em gotinhas), um vírus que causa diarréias severas.
A vacina pneumocócica 10-valente, contra meningite e pneumonia pneumocócica, entre outras doenças. Era preciso pagar por essa vacina, mas os postos de saúde passaram a oferecê-la desde de março de 2010. Como cada estado começou a aplicar essa vacina em datas diferentes, confirme no posto de vacinação onde você costuma levar a criança se a vacina já está disponível.
A difteria é uma infecção bacteriana que afeta principalmente a garganta, e suas complicações podem levar a problemas respiratórios, danos ao coração e ao sistema nervoso e, em casos mais extremos, até a morte.
Apesar de não contagioso, o tétano, um bacilo introduzido no organismo através de ferimentos ou lesões, provoca um enrijecimento muscular geral, causando dificuldade na deglutição e na respiração, podendo ser fatal.
Causada pela bactéria Bordetella pertussis, a coqueluche é uma doença do aparelho respiratório, que se caracteriza por uma tosse seca e é especialmente perigosa para crianças em fase de amamentação.
A bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) provoca sintomas semelhantes aos da gripe, como dor de garganta ou de ouvido, mas o quadro pode evoluir para uma meningite, uma pneumonia ou uma inflamação na epiglote. Mundialmente, a bactéria é a responsável mais significativa por doenças bacterianas em crianças.
O vírus da poliomielite ataca o tecido nervoso do cerébro e da medula espinhal e pode levar à paralisia, geralmente dos membros inferiores. Ele é transmitido através de fezes ou secreções de uma pessoa infectada, e se espalha em lugares onde a higiene é inadequada. Atualmente, a pólio está erradicada no Brasil, mas a vacina continua sendo necessária.
É sempre bom conversar com o pediatra sobre as possivéis reações!


Nenhum comentário:
Postar um comentário